Eshmir — Fórum RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Eshmir — Fórum RPG
Chatbox

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Tendências

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Tendências Empty Tendências Sáb Ago 30, 2014 7:28 pm

Alterax

Alterax
Admin

Tendências



Explicações

As tendências do RPG são, simplesmente, meios de representar as características psicológicas de uma maneira geral e breve dos personagens.


Sobre o Eixo Ético

Bondade
Muitos alegam ser "bons" apenas porque não praticam o mal — o que é totalmente falso. Aquele que é bondoso faz sacrifícios pessoais para ajudar aos outros. Ativamente procura realizar boas ações, protegendo a vida, o bem-estar e a dignidade das criaturas vivas, sem pedir ou esperar recompensas: para ele, ajudar pessoas em necessidade é uma atitude natural, a coisa certa a fazer. Pessoas bondosas também demonstram clemência, aceitando a rendição de um inimigo e tratando-o com compaixão ou mesmo gentileza. Um pedido de perdão sempre será aceito por uma pessoa verdadeiramente boa.

Neutralidade
Uma pessoa eticamente neutra sabe viver em harmonia e colaborar com seus semelhantes, mas em geral espera receber algo em troca — mesmo que seja apenas reconhecimento e gratidão. Só fará sacrifícios por pessoas queridas ou quando tiver algo a ganhar (e nesse caso não será realmente um sacrifício). Por outro lado, alguém neutro também hesita em ferir ou prejudicar outros; mesmo se não há risco de punição imediata, essa pessoa iria ao menos se sentir desconfortável ao cometer um ato cruel. Seres neutros podem às vezes causar sofrimento a alguém, mas não de forma rotineira.

Maldade
Seres malignos provocam dor, morte e angústia, por satisfação ou ganho pessoal. Podem fazê-lo por crueldade (prazer por dor alheia) ou simples indiferença ao bem-estar dos outros. Magoam, ferem e matam sem restrições, sempre que acham apropriado. Muitos são incapazes de compaixão; acham que os fracos e ineptos simplesmente merecem tudo que lhes aconteça. Nos raros momentos em que decidem praticar algum ato virtuoso esperam recompensa — e se não a recebem, sentem-se injustificados e buscam vingança.

O Eixo Moral

Lei
Pessoa Leais cumprem seus deveres, respeitam a lei, a autoridade e a tradição. Dizem a verdade, não importando as consequências. São honestos, confiáveis, fiéis e obedientes — mas também podem ser literais e teimosos, ter mente fechada e dificuldade para se adaptar a situações novas. Muitas vezes são ingênuos, achando que todos são sinceros e dignos de confiança. Por outro lado, também acreditam que todos têm obrigações, e podem ser intolerantes com aqueles que não as cumprem.

Neutralidade
Alguém moralmente Neutro obedece as leis e ordens, mas apenas até onde seus sentimentos e convicções pessoais permitem. Diante de uma decisão importante, pode optar por seguir algum ensinamento (de seus pais, mestre, igreja...) ou apenas o bom senso. Pessoas Neutras em geral são sinceras no que dizem, mas também acham natural mentir, enganar ou esconder fatos que poderiam trazer problemas — especialmente quando acreditam que a mentira é inofensiva, ou que a verdade causará ainda mais estrago.

Caos
Uma pessoa Caótica segue seu coração, não aceitando que outros digam o que é certo ou errado. Liberdade é algo precioso para elas. São imprevisíveis, fazem o que querem quando querem e mudam de idéia o tempo todo. Alguém Caótico tem facilidade para lidar com o inesperado, adaptar-se ao novo e aceitar coisas diferentes —mas também dificuldade para seguir ordens, atuar em equipe, agir com responsabilidade, e só cumprem promessas quando acham isso importante.




As tendências do RPG

A bondade


Leal e Bondoso [LB]
Pessoas Leais e Bondosas fazem o que é esperado de uma pessoa justa, respeitando a lei e sacrificando-se para ajudar os necessitados. Cumprem suas promessas e dizem a verdade. Quando não assumem a liderança, são fiéis e devotados a seus comandantes. São intolerantes com o mal; mesmo sendo capazes de perdão e compaixão, acreditam que todo crime precisa ser punido e o mal, destruído.
Diante de uma criança faminta roubando um pedaço de pão, vai explicar que roubar é errado, comprar comida para ela e sua família, e então levá-la até um guarda da milícia.



Neutro e Bondoso [NB]
São pessoas de bom coração, que sentem prazer e satisfação pessoal com a felicidade dos outros. Colaboram com as autoridades, mas não se sentem obrigadas a isto — acham que ajudar o próximo é mais importante que seguir ordens ou leis.
Diante de uma criança faminta roubando um pedaço de pão, ajuda tanto a criança quanto o comerciante roubado. Não tentará punir a criança, talvez apenas dar-lhe um bom susto.


Caótico e Bondoso [CB]
São espíritos livres que promovem o bem, mas preferem seguir seus próprios instintos e convicções ao invés de confiar em regras. Não acham errado mentir, trapacear e roubar para trazer o bem-estar e alegria a outros. Também se preocupam em proteger a liberdade alheia, muitas vezes combatendo tiranos e regentes opressores.
Diante de uma criança faminta roubando um pedaço de pão, ajuda a encobrir a fuga da criança. Pode até orientá-la a roubar comerciantes ricos e inescrupulosos, e também dividir seu roubo com outros famintos.



A neutralidade


Leal e Neutro [LN]
Pessoas metódicas e disciplinadas que obedecem às leis e cumprem suas promessas a qualquer custo — pouco importando quem é beneficiado ou prejudicado. Alguns adotam uma disciplina mais pessoal, enquanto outros tentam impor suas normas a todos ao seu redor. Sua sinceridade pode ser dura; dizem o que pensam e não mentem, mesmo quando a verdade pode magoar ou prejudicar alguém.
Diante de uma criança faminta roubando um pedaço de pão, vai impedir o roubo e avisar a mílicia, ou levar a criança às autoridades.



Neutro [N]
Individuos com esta tendência costumam ser indiferentes, fracos em suas convicções, sem grandes preocupações morais ou éticas. Ou então lutam avidamente pelo equilíbrio entre bem, mal, lei e caos, já que um não existe sem o outro. Usam simples bom senso para tomar suas desisões, e no geral fazem aquilo que parece ser uma boa idéia. Preferem estar com pessoas Leais e Bondosas; é sempre melhor viver com gente sincera e generosa, em vez de alguém que tenta tirar vantagem de você.
Diante de uma criança faminta roubando um pedaço de pão, uma pessoa verdadeiramente Neutra em geral se envolve, a menos que tenha alguma ligação pessoal com a criança ou o comerciante.
Certas criaturas — todos os animais e a maioria dos construtos — não possuem nenhuma moral ou ética. Não sabem a diferença entre certo ou errado. Agem seguindo seu instinto ou programação, sem a capacidade de fazer escolhas reais. Um urso-coruja e um guardião golem podem ser perigosos, mas não são Malignos; apenas fazem aquilo que foram criados pra fazer. Estas criaturas também são consideradas Neutras.



Caótico e Neutro [CN]
Fazem o que bem entendem, quando bem entendem, sem se importar com o que outros pensam. Valorizam a própria liberdade, mas sem preocupação ou respeito pela liberdade dos outros. Embora não aceitem autoridade, também não lutam contra ela, exceto quando essa autoridade tenta impedi-los de fazer algo. São impacientes e imprevisíveis, até parecem loucos, mas quase nunca decidem fazer algo que traga prejuízo ou dano para si mesmos.
Diante de uma criança faminta roubando um pedaço de pão, faz a ação parecer mais divertida. Talvez ajude na fuga da criança, ou aprovete a distração para pegar seu próprio pedaço.



A malignidade


Leal e Maligno [LM]
Esses vilões acreditam que ordem, tradições e códigos de conduta são mais importantes que liberdade, dignidade e vida — especialmente de outros. Podem estar presos a tabus, códigos de honra, devoções a deuses ou temor por maldições. Seguem leis pessoais ou impostas por líderes, sentindo-se seguros e confortáveis ao fazê-lo, mesmo causando sofrimento alheio. São metódicos e organizados; Muitos respeitam regras de combate e cumprem a palavra, mesmo frente a heróis inimigos.
Diante de uma criança faminta roubando um pedaço de pão, trataria de castigar o pequeno ladrão ali mesmo — ou entregá-lo à milícia para receber a punição mais severa!


Neutro e Maligno [NM]
São egoístas e mesquinhos, colocando a si mesmo sempre em primeiro lugar. Pegam o que querem, pouco importando quem precisam roubar ou matar. Quando fazem algum tipo de aliança é apenas para tirar vantagem do parceiro e traí-lo no momento oportuno. Adotam regras para quebrá-las em seu próprio benefício no minuto seguinte.
Diante de uma criança faminta roubando um pedaço de pão, ameaça entrega-lá à milícia se não obedecer suas ordens. Pode até chantagear seus pais, tomando tudo que possuem.


Caótico e Maligno [CM]
Diferente de alguém que apenas não se importa com outros, estes monstros são verdadeiramente cruéis, tirando prazer do sofrimento alheio. Torturam e matam por diversão ou necessidade perversa. São brutais, violentos e imprevisíveis, capazes de qualquer coisa. Por todos estes motivos, é quase impossível que consigam viver em sociedade — você não encontra um destes andando pelas ruas com frequência. Têm dificuldade em fazer planos e só trabalham em equipe quando obrigados por força ou intimidação.
Diante de uma criança faminta roubando um pedaço de pão, mataria a criança. E o comerciante. E quem mais estivesse por perto. E comeria com pão.

https://eshmir.forumeiros.com

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos